martins em pauta

terça-feira, 24 de maio de 2011

Avião da Air France caiu por erros de pilotagem


O acidente do voo AF447 Rio de Janeiro-Paris, em 2009, deveu-se a erros de pilotagem e a um mau seguimento dos procedimentos habituais, adiantou hoje o Wall Street Journal, citando fontes que acederam aos resultados preliminares das caixas negras.

Os pilotos da Air France foram "aparentemente distraídos por indicadores de velocidade que estavam a funcionar mal e não reagiram correctamente a outros elementos cruciais do voo, como o ajuste da potência do aparelho", explicou o jornal norte-americano.

Os últimos momentos a bordo da cabine de pilotagem do A330 indicam, segundo estas fontes que o jornal não identifica, que os pilotos estavam aparentemente perturbados pelos alarmes recebidos de vários sistemas automáticos de controlo.

Estes alarmes dispararam quando o avião entrava numa zona de turbulência prevista na rota Rio de Janeiro-Paris, tendo também ocorrido um congelamento que não estava previsto a 10.869 metros de altitude. Tais congelamentos impedem o normal funcionamento dos indicadores de velocidade e de outros sensores externos.

A equipa não seguiu os procedimentos habituais para manter a estabilidade da frente do aparelho quando este emitia informações erradas dos indicadores de voo e esperava que os parâmetros voltassem à normalidade, concluíram estas fontes.

O acidente da Air France causou a morte de 228 pessoas ao largo do Brasil, a 1 de Junho de 2009.

Fonte DN O GLOBO editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643