martins em pauta

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Interior da Lua contém tanta água como o da Terra

O interior da Lua contém tanta água como as profundezas da Terra, revela uma investigação divulgada na revista científica Science, que questiona a teoria da formação do único satélite natural do "planeta azul".


Interior da Lua contém tanta água como o da Terra
Amostra prova existência de água no interior da lua

A descoberta realça ainda que a Lua contém cem vezes mais água do que os cientistas pensavam.

Os autores da investigação, citada pela agência AFP, chegaram a estas conclusões depois de terem encontrado moléculas de água, assim como outros elementos voláteis, nas amostras de magma lunar retidas em grânulos de vidro vulcânico recolhidos pelos astronautas da Apollo 17, a última missão espacial na Lua, em Dezembro de 1972.

"As amostras de magma [lançadas das grandes profundezas lunares pela actividade vulcânica há muitos milhares de anos] são a melhor medida de que dispomos para avaliar a quantidade de água no interior da Lua", assinalou um dos autores da investigação, James Van Orman, professor de Geologia.

Segundo o perito, o interior da Lua "parece bastante semelhante" ao interior da Terra quanto ao que se sabe sobre a abundância de água.

Na verdade, os investigadores detectaram no magma lunar concentrações de água e elementos voláteis como flúor, cloro e enxofre em quantidades idênticas às medidas no magma solidificado das cristas oceânicas terrestres.

Jn editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643