martins em pauta

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Representantes da Agricultura denunciam abusos do BNB na cobrança de dívidas

Vereadores da oposição e situação na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) receberam na manhã desta quarta-feira (07/12/11), uma comissão formada por representantes da Associação dos Mutuários do Credito Rural do Estado da Paraíba que estão buscando apoio junto à classe política para denunciar abusos aos pequenos agricultores do Estado cometidos pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). “Eles se aproveitam da inocência do pequeno agricultor que muitas vezes não sabe ler e assinam tudo que o banco manda. Isso é crime”, disparou o presidente da Associação dos Mutuários do Crédito Rural do Estado, Jair Pereira Guimarães.

Segundo Jair Pereira Guimarães, o BNB cobra ilegalmente juros de mora de até 12% ao ano, multa de 10% e juros normais de 6% ao ano, totalizando 38% ao ano. “O certo seria cobrar juros normais de 3% ao ano e juros de 1% ao ano. O BNB cobra a maior taxa de juros do mundo, é o banco inimigo número um dos agricultores nordestinos”, desabafou.

Jair explicou que o contrato feito pelo BNB para os agricultores é totalmente ilegal e orienta aos trabalhadores rurais que já adquiriram empréstimo junto ao Banco para procurarem a Justiça. “Essas pessoas devem pedir por escrito ao Banco toda discriminação da dívida para que possam entrar com uma ação anulativa na Justiça. O BNB tem enganado o agricultor desde 2002. Quando o governo assinou a Lei 10.177, assumiu essas dívidas e o que o BNB está fazendo? Mandando o agricultor assinar escrituras públicas totalmente ilegais e aditivos”, frisou.

Fonte:Pbagora

Um comentário:

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643