martins em pauta

quarta-feira, 23 de julho de 2014

CBF apresenta “vidraças” para os próximos anos



Publicação: 23 de Julho de 2014

Ao contrário do avanço em busca de novos rumos, a cúpula da Confederação Brasileira de Futebol – CBF escolheu se esconder atrás de personagens para garantir uma transição mais tranquila do atual presidente Jose Maria Marin para o seu vice Marco Polo Del Nero, em 2015, quando ambos trocam de função e assumem a cadeira um do outro. Ontem, no Rio de Janeiro foi apresentada a “vidraça” da entidade, ou seja, aqueles que passam a receber todas as críticas e desconfianças, enquanto os dirigentes escapam impunes de suas reais responsabilidades. Dunga assumiu com um novo discurso e até transpareceu humildade ao falar sobre essa nova passagem à frente da Seleção.

Fábio Motta

Na apresentação, Dunga tentou passar um ar de humildade, mas também fez críticas e previsões
Como treinador e muito por sua forte personalidade, Dunga será a “vidraça” número 1 da CBF. Logo de cara, ele precisou contestar a rejeição da opinião pública a seu nome como substituto de Luiz Felipe Scolari, atestada através de resultados muito parecidos de diferentes enquetes e pesquisas, Dunga usou do mesmo expediente. Como justificativa ele lançou mão de números da primeira passagem pelo time nacional.

Informado de que a média de reprovação foi de 70% a 80%, o treinador lembrou que teve rendimento positivo nos quatro anos de trabalho, com 42 vitórias, 12 empates e seis derrotas (76,6% de aproveitamento). “Respeito todas as enquetes, de todos os sites, mas, na minha vinda ao Rio de Janeiro e na minha ida a São Paulo, também vi pessoas que me apoiam. É, mais ou menos, como uma eleição. Nem sempre o candidato favorito das pesquisas é que ganha. Tenho que buscar força, energia, nos 20 e poucos por cento que estão ao meu favor. Se os 76% de aproveitamento não foram suficientes, quer dizer que vou ter que fazer muito mais para conquistar essas pessoas”, disse.

“Na minha vida, nunca me preocupei com o que vai se falar de mim. Eu me preocupo com minhas ações, em ter o respeito das pessoas que trabalham juntamente comigo. Fico feliz de ter de novo essa oportunidade, pelo convite e a confiança que a CBF está tendo no meu trabalho. Agora é trabalhar para obter os resultados”, defendeu-se.

Grande parte da rejeição a Dunga se deve ao fracasso na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Holanda. Antes disso, apesar da derrota na semifinal olímpica de 2008, ele havia conquistado dois títulos (Copa América de 2007 e Copa das Confederações de 2009). O primeiro compromisso do treinador à frente da equipe nacional será em 5 de setembro, em amistoso contra a Colômbia, em Miami. Quatro dias depois, ainda nos Estados Unidos, mas em Nova Jersey, o adversário será o Equador.

Segunda
A segunda vidraça da CBF será o técnico Gallo. Coordenador das categorias de base, caberá a ele comandar a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, onde, mais uma vez a obrigação pelo título será cobrada com vigor.

Em caso de nova derrota, como aconteceu na Copa, a CBF sabe que o fracasso não respingará diretamente nela própria, nem tampouco no comandante Dunga da Seleção principal.

Terceira
A terceira e última vidraça é o gestor das seleções, Gilmar Rinaldi. Por ter sido ex-empresário de atletas, a CBF era sabedora das críticas da imprensa e até de jogadores que temem ficar em segundo plano e verem outros serem favorecidos.

Dessa forma, o problema real, que seria a escolha feita pela entidade que comanda o futebol se dilui ante as críticas pessoais e diretas feitas a Rinaldi.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643