martins em pauta

domingo, 31 de agosto de 2014

3 pássaros brasileiros são declarados extintos!

DOMINGO, AGOSTO 31, 2014 

Limpa-folhado-nordeste (Philydor novaesi).

Três aves brasileiras foram recentemente consideradas extintas. As espécies são nativas da Mata Atlântica e habitavam a região ocupada pelo bioma no nordeste brasileiro. O status foi obtido a partir de pesquisas que envolveram especialistas brasileiros e estrangeiros e resultou no estudo “Status global de aves silvestres ameaçadas no nordeste do Brasil”, publicado na revista científica “Papéis avulsos de zoologia”, da Universidade de São Paulo.

As aves consideradas extintas são: corujinha caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum),gritador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti) e o limpa-folhado-nordeste (Philydor novaesi). De acordo com os cientistas, as espécies não foram vistas e nem tiveram registros oficiais durante um longo período de tempo, o que motivou a decisão pela extinção.

Em informativo oficial da Fundação Grupo Boticário, o doutor em Ciências Biológicas pela USP, Luís Fábio Silveira, explicou que a perda dessas espécies leva a um desequilíbrio ambiental. “As aves podem ser importantes para a polinização de flores, dispersão de sementes, controle de pragas e até estarem envolvidas em relações ecológicas com outros animais. Esse ciclo, ao ser interrompido, gera um desequilíbrio do meio ambiente”, informou.

A principal justificativa para a perda desses animais é a ação humana através do desmatamento. “Fatores como o avanço das usinas de álcool, bastante comuns no nordeste, a poluição, as queimadas e a caça de animais silvestres prejudicaram muito os ambientes naturais nativos da Mata Atlântica nordestina, especialmente no Centro de Endemismo de Pernambuco (CPE). Acompanhamos as florestas ficarem cada vez menores e o número de indivíduos, dessas três espécies, diminuir até praticamente desaparecerem por completo”, informou o especialista que se dedica ao estudo de aves na região por mais de uma década.

Para evitar que a extinção continue acontecendo, é necessário frear o desmatamento. A criação de novas Unidades de Conservação pode ser uma estratégia útil para que este objetivo seja alcançado, já que restam apenas 2% de pequenos fragmentos da Mata Atlântica nordestina, de acordo com o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. Emerson de Oliveira, coordenador de Ciência e Informação da Fundação Grupo Boticário, acredita que também é necessário oferecer educação ambiental às comunidades em torno das áreas protegidas, para enfatizar a importância da preservação.


Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643