martins em pauta

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Explosão em plataforma de petróleo no Espírito Santo deixa mortos e feridos

Quarta,11 de FEVEREIRO 2015




Uma explosão ocorrida por volta do meio-dia desta quarta-feira (11) no navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus em Aracruz, no Espírito Santo, deixou três mortos, de acordo com o Sindipetro (Sindicado dos Petroleiros do Espírito Santo), feridos e outros desaparecidos.

Segundo informações da FUP (Federação Única dos Petroleiros), são seis desaparecidos.

Cerca de 30 funcionários foram retirados da plataforma em um barco de apoio, disse o diretor do Sindipetro ES, Davidson Lombo. Segundo ele, a explosão foi causada por um vazamento de gás.

O navio operava nos campos de Camarupim e Camarupim Norte, a cerca de 80 quilômetros da capital do Estado, Vitória.

“A plataforma está sem comunicação. Estamos fazendo contato por meio da plataforma Vitória (próxima ao local do acidente)”, disse o diretor do Departamento de Segurança da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Maria Rangel.

A sigla FPSO significa, em português, navio-plataforma estocante de produção. Trata-se de um plataforma de pequeno porte, com a produção de apenas 2,2 mil barris/dia de petróleo em águas rasas. O número corresponde a apenas 0,1% da extração total de óleo da Petrobras.

As plataformas de grande porte da estatal produzem, a plena capacidade, entre 150 mil e 180 mil barris/dia.

O aeroporto de Vitória foi acionado às 13h50 e está com esquema especial para receber as vítimas.

Apesar do esquema de emergência, não houve alteração nas operações comerciais do aeroporto, segundo informações da Infraero.

Procurada, a assessoria do governo do Estado do Espírito Santo confirmou o acidente, mas não precisou o número de vítimas, informação a ser prestada pela Secretaria de Saúde, segundo a assessoria. A reportagem não conseguiu contato ainda com a assessoria da pasta.

O QUE DIZ A PETROBRAS



Procurada, a Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não havia ninguém disponível para dar informações sobre o acidente e solicitou à reportagem que enviasse um e-mail para obter detalhes do caso.

A estatal disse que não tinha até as 15h50 nenhuma informar para repassar à imprensa nem sobre o número de vítimas tampouco confirmaram a ocorrência.

O acidente ocorre poucos dias após a mudança na gestão de Petrobras. Seu novo presidente, Aldemir Bendine, disse que assumiu a estatal com “carta branca” e prometeu transparência.

ANP

A ANP (Agência Nacional do Petróleo), órgão regulador do setor e controla o número de acidentes e ocorrências fora do padrão operacional de unidades de produção de petróleo, também informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que desconhecia o acidente e o número de vítimas.

A BW Offshore, empresa de origem norueguesa dona da plataforma que opera no campo de Camarupim (na bacia do Espírito Santo, a terceira mais produtiva do país), informou que não iria comentar o acidente.

HISTÓRICO

O último acidente com grande número de vítimas da Petrobras ocorreu em 2001.

Na ocasião, a maior de produção de petróleo em alto-mar à sua época, que custou à estatal brasileira US$ 350 milhões e começou a ser operada pela Petrobras em 2000 no campo do Roncador, na Bacia de Campos, sofreu duas explosões em 15 de março de 2001.

Na hora do acidente, havia 175 pessoas a bordo -11 delas morreram no acidente. Primeiro, a plataforma adernou, pois uma das colunas de sustentação ficou comprometida. Poucos dias depois e inúmeras tentativas de salvar a plataforma e resgatar corpos que permaneciam no local, a unidade de produção afundou com o alagamento de parte sua estrutura.

Em janeiro de 2015, uma explosão na Refinaria Landulpho Alves, da Petrobras, deixou três pessoas feridas, sendo uma em estado grave.

De acordo com a entidade, o acidente ocorreu durante a realização de um serviço em espaço confinado no vaso da unidade de geração de hidrogênio da refinaria. Segundo o Sindipetro, dois feridos trabalhavam na empresa terceirizada Victória.

E houve um incidente anterior, no mesmo mês, que não deixou feridos. Localizada no Recôncavo Baiano, a refinaria tem capacidade de processamento de 323 mil barris diários.

Seus principais produtos são diesel, gasolina e querosene de aviação, entre outros.

Em nota, à época, a Petrobras disse que os feridos “foram prontamente atendidos pela equipe médica da refinaria, encaminhados ao hospital, e a companhia está prestando a assistência necessária”.

Folha Press



Fonte:Blog do BG: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643