martins em pauta

quinta-feira, 2 de abril de 2015

De diabetes a câncer, veja as 10 causas de morte mais comuns

Quinta, 02 de abril de 2015



A Organização Mundial de Saúde fez um levantamento dos males que mais levam pessoas a óbito. De acordo com esse trabalho, que foi feito em 2012, cerca de 56 milhões de pessoas morrem anualmente no planeta e as doenças cardiovasculares são a causa número um, acabando com a vida de 17,5 milhões de pessoas, o que corresponde a três em cada 10 casos. Saber quantas pessoas falecem a cada ano e o que leva elas a isso é importantíssimo para gerar ações do sistema de saúde de cada país a tomar medidas preventivas para evitar que esses números cresçam. Saiba quais são os males que mais costumam fazer vítimas de acordo com a OMS e converse com o seu médico sobre as suas chances de sofrer com elas e como é possível evitá-las:

Isquemia cardíaca : Trata-se da diminuição ou falta de suprimento de sangue para o coração e provocou 7,4 milhões de mortes, o que representa 13,2% do total.

Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como AVC ou derrame cerebral, levou 6,7 milhões de pessoas a óbito ou 11,9% do total.

Doença obstrutiva coronária crônica: Nesse grupo se encaixam males como a bronquite crônica e o enfisema e ele foi responsável pelo falecimento de 3,1 milhões de pessoas ou 5,6% do total.

Infecções respiratórias agudas inferiores: Reúne males como a pneumonia e a bronquiolite e está por trás de 3,1 milhões de mortes, o que corresponde a 5,5% do total.

Câncer de traqueia, brônquios e pulmões: O desenvolvimento desordenado de células nessas partes do corpo provou a morte de 1,6 milhões de pessoas ou 2,9% do total.

AIDS: Os óbitos provocados pelo HIV (2,7% do total) ocupam a sexta posição no ranking.

Doenças diarréicas: São males provocados por micro-organismos que aumentam muito o número de evacuações e levaram 1,5 milhões de pessoas à morte ou 2,7% do total.

Diabetes : As complicações dessa doença provocaram 1,5 milhões de falecimentos, o que corresponde a 2,7% do total.

Acidentes automobilísticos: As lesões provocadas por batidas de carro e atropelamentos foram responsáveis por 1,3 milhões de mortes, o correspondente a 2,2% do total

Hipertensão: Essa doença, que também é conhecida como pressão alta, ficou em décimo lugar com 1,1 milhões de mortes (2% do total).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643